NOTÍCIAS

22/08/2019

Esportes de combate é destaque no SBRATE2019

Congresso de medicina aconteceu no último final de semana no Rio de Janeiro com destaque para os esportes de combate

Aconteceu no último final de semana, no Rio de Janeiro, o primeiro grande evento médico com espaço de destaque para a medicina dos esportes de combate, o SBRATE2019. Temas fundamentais relacionados à saúde, performance e segurança dos atletas de luta foram amplamente discutidos. Desidratação, perda de peso, critérios de interrupção de lutas e as lesões mais freqüentes ocorridas no cage e no tatame foram alguns do tópicos abordados.

O Grupo médico da CABMMA apresentou três inéditos trabalhos científicos relativos às estatísticas lesivas e traumáticas ocorridas dentro de um cage (experiência brasileira), e contou com palestras ministradas pelo diretor médico da CABMMA Dr. Paolo Souto Maior (neurologista) abordando o tema “concussão no MMA” e pelo Dr. Fábio Costa palestrando sobre “lesões ortopédicas no MMA”.

Presenças ilustres do mundo da luta abrilhantaram as discussões multidisciplinares do evento, como Pedro Rizzo, Dedé Pederneiras, Júnior Cigano, Murilo Bustamente, Marcelo Alonso e Luiz Felipe Prota.

A parte científica contou ainda com a vinda de dois representantes da maior associação médica voltada para o exercício e o ensino da medicina de ringue no mundo, a ARP (Association of Ringside Physicians – EUA). O Dr. Larry Lovelace (Ex residente da ARP) e a Dra. Hillary Willians (ex-atleta campeã mundial de Jii-Jitsu e hoje médica neurologista) ministraram grandes aulas, e compartilharam suas experiências pessoais nas profícuas discussões realizadas nas mesas redondas multidisciplinares presididas pelos doutores Rodrigo Berlink (Cirurgião da Mão e Consultor Científico da CABMMA) e Rickson Moraes (INTO-RJ), das quais também participaram o árbitro Osiris Maia (CABMMA), e a fisioterapeuta esportiva Jackeline Figueiredo, o médico do esporte Dr. Daniel Rosa, o presidente da CABMMA Cristiano Sampaio, dentre outros.

O ponto alto do evento foi a demonstração prática realizada pela Dra. Hillary Willians (com a participação do faixa preta de Jiu-Jitsu Caio Portella – CABMMA) dos golpes mais comumente realizados num evento de combate, e a simultânea discussão do potencial lesivo de cada um deles pelo Dr. Larry Lovelace, deixando clara a necessidade do entendimento dos conceitos básicos de luta por todos os integrantes envolvidos no processo de garantia, discussão e preservação da integridade física dos atletas.

Resumindo, foi um grande encontro científico (o maior já realizado no Brasil) onde foram discutidos de maneira interativa e multidisciplinar os conceitos e critérios médicos de segurança no esporte MMA por quem de fato atua neste segmento esportivo.