NOTÍCIAS

12/08/2022

ABC define alteração na regra sobre a falta “eye poke”.

Comitê de Regras da ABC tem sua sugestão aceita pelos membros da ABC e regra será alterada.

Na conferência anual da Association of Boxing Commissions and Combative Sports (ABC) realizada mês passado (jul/22), na qual a CABMMA é membro desde 2014 e atuante no seu comitê de regras desde 2017, a sugestão de alterar a regra relacionada a falta “eye poke, dedo no olho, foi votada e aceita pelos membros da associação.

A regra dizia que após a liberação do médico, o atleta que sofreu a falta deveria retornar ao combate imediatamente e/ou conforme a definição do árbitro responsável pela luta. Com a mudança, mesmo após a liberação do médico para o combate prosseguir, o atleta terá a seu favor o uso de até 5 minutos para retornar.

Adicionalmente, como protocolo de atendimento (e isso não se enquadra em regra), o médico deverá ter uma toalha para entregar ao atleta caso ele precise secar/passar no seu olho atingido.

A Association of Ringside Physicians (ARP), também com um seu membro presente e atuante no comitê de regras da ABC, entende que esta falta deve ter a mesma conduta que a de golpe baixo (virilha) que também dá ao atleta que sofreu a falta até 5 minutos para retornar ao combate.

Por fim, vale ressaltar que qualquer alteração ou elaboração de regra sempre haverá participação efetiva da ARP para assegurar que as decisões preservem a saúde e integridade física dos atletas.

(fonte foto: MMA Fighting)