Política Antidoping

A importância do controle de dopagem no MMA

Em qualquer esporte profissional, a busca incessante por um melhor desempenho retrata bem a rotina dos atletas. No entanto, a pressão econômica, social e familiar que é gerada entre os atletas de MMA, algumas vezes os leva a usar substâncias proibidas para alcançar resultados de maneira mais rápida e artificial.

Dessa forma, o papel do controle de dopagem é zelar pela ética e segurança do esporte, assegurando a igualdade de condições e privilegiando o talento natural dos atletas. Em um esporte como o MMA, habilidades como força, capacidade de concentração e resistência são essenciais e poderiam ser alteradas pelo uso de substâncias ilegais. Um controle rígido é a chave para garantir a credibilidade do esporte e garantir lutas justas aos atletas que desejam lutar limpos além de manter a boa saúde entre todos.

Neste sentido, a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) vem aperfeiçoando o controle de dopagem dentro e fora das competições e pretende avançar ainda mais em 2018. A CABMMA em parceria com a United States Anti-Doping Agency, desde 2015 vem realizando testes dentro e fora de competição em eventos nacionais e internacionais chancelados pela entidade utilizando Controladores Oficiais de Dopagem / Doping Control Officers (DCO) que trabalham pautados na Política Antidoping da CABMMA, onde todas as amostras são analisadas em laboratórios exclusivamente certificados pela WADA (World Anti-Doping Agency). Entendemos que o trabalho educacional de conscientização dos atletas e equipes é de extrema importância para que a política seja executada de forma efetiva.

Política Antidoping da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA)  (PDF)

Controle de Dopagem

VEJA AQUI SE O SEU MEDICAMENTO CONTÉM SUBSTÂNCIA PROIBIDA PRESENTE NA LISTA DA AGÊNCIA MUNDIAL ANTIDOPAGEM. CONSULTE A LISTA NA USADA (UNITED STATES ANTIDOPING AGENCY).

CONSULTAR